top of page

5 dicas para cuidar bem

do seu carro

ALINHE E BALANCEIE SEU CARRO

Alinhar e balancear o carro evita que ocorra desgaste irregular dos pneus e aumenta a estabilidade do carro, trazendo maior segurança para os passageiros.  Sabe quando alinhar e balancear? Esses serviços devem ser realizados a cada um ano ou a cada 10.000 quilômetros rodados, o que vier primeiro. Trocou seus pneus recentemente? Teve alguma batida ou caiu forte em algum buraco na rua? Faça o serviço também. Se você percebeu que seu carro está “puxando” para um lado ou o volante está “vibrando” também é aconselhável fazer o alinhamento e balanceamento.

VERIFIQUE O ÓLEO DO MOTOR

O óleo é responsável por refrigerar, limpar e lubrificar o motor. No manual do seu carro você pode ver as especificações. É recomendado trocar o óleo do motor a cada 5.000 km, se for óleo lubrificante mineral, ou  a cada 10.000 km, se o óleo for sintético. Ou ainda a cada 6 meses quando for trocar o filtro de óleo, se as quilometragens recomendadas não forem atingidas.

NÃO DEIXE O PÉ SOBRE A EMBREAGEM

Algumas pessoas têm mania de deixar o pé “descansando” na embreagem e isso pode ser uma coisa bem ruim para o carro. Dirigir com o pé sobre a embreagem mantém o engate desacoplado, já que o conjunto da peça funciona por fricção. O atrito leva ao desgaste prematuro e até mesmo quebra da embreagem.

NÃO MANTENHA A MÃO SOBRE O CÂMBIO

Conduzir com a mão sobre o câmbio também é um costume muito comum e que, assim como “descansar o pé na embreagem”, pode trazer sérios danos ao veículo. A alavanca do câmbio está diretamente conectada à caixa de marchas e qualquer pressão é transmitida ao seletor. Com o uso indevido, a troca de marchas passa a apresentar barulhos, menor durabilidade e até problemas com o engate. Por isso, se apenas quando realmente for trocas de marchas.

NÃO DIRIJA COM O MOTOR SUPERAQUECIDO

Caso o termômetro mostre que o motor do carro está superaquecido, você deve parar em um local seguro, abrir a tampa do capô, esperar o carro esfriar completamente e, aí sim, verificar o reservatório de água. Como o carro estará quente por estar rodando, tome muito cuidado pois o reservatório poderá estar extremamente aquecido e causar graves queimaduras. Se o volume de água estiver abaixo do nível recomendado pelo indicador no reservatório, complete com água normalmente. Para não correr o risco de chegar a esse ponto, recomendamos verificar o nível de água semanalmente ou sempre antes de viajar. Lembrando que para completar o nível de água é necessário que o carro esteja frio e desligado, ou caso seja necessário completar o nível de água com o carro quente, é preciso manter o carro ligado, desengatado e com o freio de mão acionado.

Fonte: https://www.automobi.com.br

bottom of page